O cavaquinho é um instrumento de origem portuguesa, membro mais
agudo da família das guitarras européias de tampos chatos.
Assim como foi trazido para o Brasil, o cavaquinho foi levado para
outros paises colonizados pelos portugueses, ou onde estes tinham forte
presença como o Havaí e a Indonésia.
No Brasil o cavaquinho participou desde o século XVIII do nascimento da
música popular urbana tanto na vertente instrumental que desembocou
no choro, quanto na vocal que gerou o lundu e o samba.
Como todo instrumento popular o cavaquinho tem diversas afinações
sendo a mais tradicional Ré-Sol-Si-Ré. Em Portugal ainda encontramos:
•Ré-Sol-Si-Mi usada em Coimbra
•Sol-Ré-Mi-Lá chamada afinação para "malhão e vira na moda velha"
•Sol-Dó-Mi-Lá afinação usada na região de Barcelos
A afinação em quintas, como a do bandolim, também tem adeptos.
Henrique Cazes utiliza a afinação que considera mais eficiente para
solo e acompanhamento Ré-Sol-Si-Mi, mas também leciona e pratica
a afinação tradicional.
Embora existam hoje em Portugal grandes cavaquinistas como Amadeu
Magalhães, foi no Brasil que o instrumento atingiu maior desenvolvimento,
graças a oportunidades profissionais surgidas com o acompanhamento
do samba na chamada Era do Rádio (1932-1964). Já músicos como Garoto
e Waldir Azevedo construiram um estilo brasileiro no cavaquinho de solo.
Para obter mais informacões sobre o cavaquinho consulte o livro
"Escola Moderna do Cavaquinho" (Editora Vitale) de Henrique Cazes.